Necropsia
de cães e gatos
animais silvestres e exóticos
O que é a Necropsia?
Exame pós mortem do animal, tem como objetivo determinar a causa mortis, moléstia principal e outras moléstias intercorrentes.
Qual a diferença entre necrópsia simples e necrópsia cosmética?
A necropsia simples inclui a avaliação macroscópica e microscópica dos órgãos. O corpo será encaminhado ao Serviço da Prefeitura.
A necropsia cosmética inclui a avaliação macroscópica e microscópica. Nesse caso se faz o mínimo de incisões que posteriormente são suturadas e o corpo é devolvido para o tutor.
O que é necessário para a realização do exame?
Além do envio correto do animal, para obter um diagnóstico adequado o histórico detalhado do animal e preenchimento da requisição são indispensáveis, a ausência dessas informações pode levar ao atraso no resultado do exame. Para realização do exame é necessário requisição e termo obrigatório fornecido pelo laboratório e assinado pelo veterinário solicitante e tutor.
ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DO ANIMAL
Conservação do cadáver:
O melhor método para conservação do cadáver é o resfriamento. Dessa maneira pode-se conversar o cadáver em até 12h antes do exame de necrópsia. Em casos de alterações neurológicas, pancreáticas e de medula óssea indica-se o exame de necrópsia logo após o óbito, devido à intensidade da autólise nesses tecidos ser mais precoce e acentuada.
Causas de rejeição e/ou não diagnóstico:
Animais congelados e em avançado estado de putrefação. O congelamento não é indicado, pois esse processo prejudica a análise macroscópica e microscópica, dificultando ou impossibilitando em alguns casos determinar a causa mortis e a moléstia principal.
Observações ou considerações importantes
Animais de grande porte e obesos muitas vezes demoram mais para resfriar; indica-se encaminhamento precoce para o exame de necrópsia.
A medula óssea se degenera rapidamente, por isso quando se tem suspeita de alteração em medula óssea, sugere-se, se possível, coleta imediata da medula, em até 30 minutos, através de preparação citológica e posteriormente fixação em formol 10%.
Casos suspeitos de alterações neurológicas indica-se encaminhamento rápido para o exame de necrópsia, afim de preservação da morfologia celular e tecidual.
Casos suspeitos de intoxicação exógena serão coletados o material necessário para encaminhamento de exame toxicológico. O laboratório não realiza essa análise, apenas disponibiliza o material coletado durante o exame necroscópico para que o proprietário e/ou veterinário responsável encaminhem a sua instituição de preferência.
No caso de aves, elas possuem temperatura corpórea muito elevada, com isso entram em autólise precocemente; indica-se resfriamento da ave logo após o óbito.
Tartarugas demoram pra resfriar devido ao casco; indica-se o encaminhamento precoce para o exame de necrópsia.
Envio de amostras de Segunda a Sexta das 09h às 18h.
Ou agende uma coleta e buscamos as amostras na sua clínica.
Entre em contato:
(11) 91088-7738
Diferenciais da
Alligare Patologia Animal
Confiabilidade
Atendimento individualizado, com seriedade e respaldo de médicas veterinárias respeitadas na patologia animal.
Qualificação
Equipe composta por médicos veterinários altamente capacitados, com ampla experiência e anos de dedicação à área de anatomia patológica veterinária.
Cuidado
Atenção a todos os detalhes, da preservação da amostra ao envio do resultado.
Consultoria
Nosso time está disponível para atender a dúvidas, orientar e auxiliar no que for possível para que os resultados obtidos possam direcionar de forma eficaz a conduta clínica.
Excelência
Tudo isso para entregar um serviço de excelência aos nossos parceiros.
Entre em contato!
Estamos à disposição nos contatos abaixo:
Telefone ou Whatsapp
(11) 91088-7738
Onde nos encontrar
Rua Bernini Rosário Mônaco, 124 | Parque da Mooca | São Paulo-SP
Redes Sociais
Envie um email
contato@alligarevet.com.br
Se preferir, envie-nos uma mensagem diretamente pelo site: